All in This Tea - Divulgação

“Part of the beauty of tea is you can get so many different tastes and sensations with it. Almost emotion, each tea has a different emotion and personality. And you could shape that personality, you could play with it, depending on how you steep it, and the water, and the temperature, time, and the quantity of leaf you put in, it all has a contribution to the shape that you want to give that tea.”David Lee Hoffman

Existem muitos filmes em que o chá costuma aparecer. A maioria oriental. Poucos, porém, em que é protagonista. No final de 2008, lembro de ter lido a respeito do documentário All in This Tea que logo busquei conferir.

O filme, dirigido pelos documentaristas Les Blank e Gina Leibrecht, mostra o mundo do chá – ao menos onde tudo começou, na China – guiado pelo respeitado especialista e ex-importador de chá David Lee Hoffman. Durante a juventude, David passou alguns anos com monges tibetanos no Nepal, onde compreendeu melhor a bebida. Quando iniciou sua empresa, a Silk Road Teas, em 1990, ele queria levar para os Estados Unidos o melhor chá e não os saquinhos que dominavam as prateleiras dos supermercados.

O documentário mostra, entre um depoimento e outro sobre a cultura e o cultivo do chá (com especialistas como James Norwood Pratt e Gaetano Kazuo) , a preocupação de David em buscar as melhores folhas direto com o produtor e apostar na produção orgânica, sustentável e artesanal em oposição ao sistema comum na época quando a escolha e a compra só poderiam ser realizadas por meio de grandes fábricas locais. Lugares onde a qualidade era inferior e o cultivo da planta era feito com fertilizantes químicos e pesticidas. Conversando com agricultores, políticos e empresários da região, conseguiu abrir o caminho do pequeno mercado de chás premium, mas que hoje se desenvolve e cresce a cada dia.

A jornada está documentada no filme que ajuda a compreender melhor métodos de cultivo e preparo, a história das pessoas envolvidas neste processo e a cultura de uma bebida tão complexa como o chá.

Em 2004, David Lee Hoffman vendeu a Silk Road Teas, mas hoje continua pesquisando os melhores chás do Oriente, desenvolvendo um trabalho de compostagem e se dedicando à sua coleção de pu-erhs. Além de ainda se empolgar ao conseguir fazer uma boa xícara de chá.

O filme está à venda no site: www.allinthistea.com